[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Volei













Histria

O vlei nasceu em 1895 um ano antes da primeira edio das Olimpadas na Associao Crist de Moos de Holyoke, no estado norte-americano de Massachussets. A ideia veio do pastor Lawrence Rider, que sugeriu ao professor William G. Morgan a criao de um esporte movimentado, mas de menor intensidade do que o basquete, outra modalidade recente que ganhava fama rapidamente.

Influenciado pelo tnis, Morgan decidiu colocar uma rede entre as duas equipes, evitando assim o contato fsico caracterstico do basquete. Inicialmente, a rede foi colocada a uma altura de 1,98m. O jogo foi batizado pelo professor Morgan de mintonette, mas a movimentao e o estilo de se praticar rapidamente o transformaram em volley torrente, em ingls , palavra que descreve tambm o voleio, jogada tpica do tnis.

A expanso da modalidade foi algo impressionante. Apenas um ano depois de sua criao, nos Estados Unidos, j havia praticantes no outro lado do mundo, em pases como o Japo. A disseminao ocorreu de uma forma to rpida e eficiente que hoje o esporte detm uma marca grandiosa: a Federao Internacional de Vlei (FIBV, em ingls) a federao que mais possui pases filiados entre todos os esportes, com 220.

A histria da modalidade nas Olimpadas tem um fato interessante e at incomum. Em Tquio-1968, o vlei entrou no programa olmpico simultaneamente no masculino e no feminino. Desde a estreia, quando a Unio Sovitica, entre os homens, e o Japo, entre as mulheres, conquistaram as primeiras medalhas de ouro, a modalidade no deixou de ser olmpica.Alexandre Arruda/CBV

No Brasil o vlei virou um modelo de sucesso a ser seguido por outros esportes. Emplacando uma gerao vencedora atrs da outra, de Atenas-2004 a Londres-2012, o Brasil no ficou de fora do pdio uma vez sequer. Nesse perodo, o pas conquistou um ouro (2004) e duas pratas (2008 e 2012) no masculino, alm de dois ouros (2008 e 2012) no feminino.

Curiosidades

Volta por cima
O tcnico Jos Roberto Guimares e a Seleo feminina de vlei do Brasil podem dizer que j viveram o lado bom e o lado ruim de uma Olimpada. Em Atenas-2004, a equipe chegou ao torneio com amplo favoritismo ao ttulo, credenciada por resultados espetaculares e incontestveis. Na semifinal, vencia a Rssia por 2 sets a 1, com 24/19 no placar. A um ponto da indita final olmpica, as brasileiras viram o impossvel se tornar pesadelo. Vitria russa por 3 sets a 2.

Muito criticados, treinador, comisso tcnica e jogadoras viveram quatro anos sob os olhares de desconfiana tanto da torcida quanto da imprensa brasileira. Mas em Pequim-2008 veio a redeno. Depois de atropelar o Japo nas quartas e a China na semifinal, as meninas do Brasil finalmente chegaram final olmpica. As adversrias eram as norte-americanas, que passaram com facilidade por Cuba arquirrival do Brasil. Seguras, as comandadas de Jos Roberto Guimares campeo olmpico em Barcelona-1992 com os homens venceram por 3 sets a 1 e conquistaram o indito ouro olmpico.

Com a fama de perder as finais mais importantes exorcizada em Pequim, o Brasil quase ps tudo a perder em Londres-2012. Com uma campanha irregular, a Seleo se classificou com dificuldades na primeira fase. Perdeu para a Coreia do Sul e para os Estados Unidos e encontrou as temidas russas logo nas quartas de final. A classificao para as semifinais foi suada: 3 sets a 2 na Rssia. J a vaga para a final foi mais tranquila: 3 sets a 0 no Japo.

A deciso foi um drama parte. Derrotadas pelas fortssimas norte-americanas na primeira fase, as brasileiras perderam o primeiro set por inacreditveis 25/11, em apenas 21 minutos. Mas o domnio dos Estados Unidos acabou ali. Com parciais de 25/17, 25/20 e 25/17, o Brasil virou a partida e conquistou o bicampeonato olmpico na Inglaterra.

Mtodos rgidos
O vlei tem alguns personagens inusitados que nem sempre esto dentro das quatro linhas. Observando do banco de reservas, alguns treinadores ganham notoriedade por suas atitudes beira da quadra e, principalmente, durante os tempos tcnicos.

O precursor desse estilo foi o japons Hirofumi Daimatsu. Gerente do departamento de contabilidade de uma fbrica de tecelagem, da qual saram 10 de suas 12 jogadoras, Daimatsu era um general. Alm das rotinas massacrantes de treino, que duravam seis horas, sete dias por semana, o japons insultava e chegava a bater em suas comandadas. Mesmo com os mtodos nada louvveis, as japonesas, sob o comando de Daimatsu, foram campes olmpicas em Tquio-1964, vencendo todas as partidas e cedendo apenas um set.

O tirano mais famoso, no entanto, o russo Nikolay Karpol. Formado pela escola sovitica, o comandante gritava tanto com suas jogadoras nos tempos tcnicos que constrangia quem estivesse assistindo ao jogo. O comportamento de Karpol, bicampeo olmpico em 1980 e 1988, fez com que ele fosse vaiado por torcidas ao redor do mundo. Apesar do temperamento explosivo, o russo um dos maiores vencedores do esporte e tem seu nome eternizado no Hall da Fama do vlei.


Atividade: 7684 - Volei
Descrição: Conheça esse esporte, sua história e regras e depois chame seus amigos e divirta-se com eles.
Acessos: 18151
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas